Por: Adriana Silva
No dia 18 de outubro de 2011, na didática 3, sala 110, às 19hs e 11mim , foi realizado mais um seminário Feira de Alimentos, "Alimentação Indígena", com a orientação do professor Dr. Antônio Lindvaldo de Sousa.Grupo composto por três componentes, Flávio dos Santos, Leandro Augusto e Leandro Gonçalves da Silva, utilizando os recursos: Apresentação Oral, vídeo e folder.
Flávio inicia com a apresentação do grupo e relata sobre a origem da mandioca, que era presente para os índios sendo base de sua alimentação e que dela faziam vários outros alimentos como a farinha e a bebida. A mandioca já existia antes da chegada dos portugueses e com a chegada dos europeus ela começou a ser exportada para outros continentes.
No discurso do Leandro Augusto, aborda que os índios faziam farinha crua e a outra seca sendo que mais leve, e que por meio da mandioca se origina algumas comidas conhecidas como tapioca, bejú, pula e farinha da mandioca. A elite adota a farinha como comida. O bejú era mais seco e dele se fazia o biscoito e a tapioca que é mais crua fazia-se o mingau.
Na fala de Leandro Gonçalves, a bebida que era feita, por meio da mandioca é chamada de cauim e sua preparação era feita por mulheres indígenas virgens, utilizando os rituais antropofágicos e em festas. Contudo, os colonizadores acham esquisitos, pois após os índios terem tomado e passado mal, os colonizadores resolveram extinguir essa bebida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário