"Pela possibilidade de uma nova história dos outros".In SOUSA, Antônio Lindvaldo. Temas e História de Sergipe I. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe/SEAD,2007,pp.13-33.
Por: Adriana Silva da Fonseca
O texto, "Pela possibilidade de uma nova história dos outros" é introduzido com indagações sobre a história de Sergipe e que em seu decorrer falará sobre a história escrita, conhecida como historiografia.
Em seu primeiro subtópicos: Uma História Ainda a se Fazer, aborda que a história de Sergipe ainda é de prioridade política, institucional e econômica e que as mudanças pouco ocorrida se dão por meio das monografias, dissertações e teses de doutorado, porém essas historias não publicadas acabam sendo esquecidas em acervos de instituições públicas, particulares e nos próprios acervos bibliotecários de professores.
Relata ainda que a temática da História de Sergipe, expõe sobre a cultura negra, indígena, mestiços, sobre o cotidiano dos homens e das mulheres brancas e pobres, aparecendo como dados estatísticos ou notas secundarias do que a um tema central.
No segundo tópico: Os "Heróis" ainda invadem uma certa historiografia mostra um dos desafios de enfocar temas de história de Sergipe não a partir de uma que privilegia grandes eventos, grandes datas, grandes homens. O autor, cita Leite Neto como um admirável homem, extraordinário, pois a escolha de que e como deve ser lembrado passa incessantemente por aquilo que deve ser esquecido, e que os fatos ordinários, os menos grandiosos acontecidos no dia-a dia era deixado de lado.
Contudo, no terceiro subtópico a possibilidade de uma outra história comenta que a história do cotidiano deve ser esquecido por ausência de documentos pois, os personagens anônimos perdem, porém a historiadora Maria de Odila L.da Silva Dias nas suas obras fala sobre as informações escondidas nos fragmentos das entre lindas dos documentos, pois trata-se de esmiuçar os dados implícito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário